Esta estratégia tem o poder de fidelizar clientes e criar autoridade para sua marca.
Antes de tudo, é importante deixar claro qual o conceito do Marketing: com o grande objetivo de gerar lucros e bons resultados, o Marketing é amplamente utilizado como ferramenta de união entre marcas e clientes.
O Marketing é responsável por reconhecer o que os consumidores buscam e, em resposta, entregar soluções e valores.
Com o passar dos anos, com o crescimento do mercado e consequentemente, com o surgimento e progresso das concorrências, o marketing se fez cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa.
Marketing de Relacionamento?
Para entender a importância desta estratégia, é necessário ter em mente que o custo de um novo cliente é 7 vezes maior do que fidelizar um cliente antigo.
O Marketing de Relacionamento age como método de disseminação de uma marca através dos próprios consumidores, tem como princípio fidelizar clientes e estabelecer influência e autoridade a uma marca.
A grande finalidade do Marketing de Relacionamento é tratar cada cliente e até mesmo consumidores em potencial, como clientes únicos e assim transformá-los em fãs e defensores da marca.
Como adotar o Marketing de Relacionamento?
Existem diversas formas de adotar o Marketing de relacionamento à sua empresa. Para começar, o mais importante é conhecer seus clientes de fato. Tenha bem definido quais são os seus perfis e quem são cada um deles.
- Banco de dados
Mantenha o banco de dados da empresa sempre atualizado. É através do banco de dados que campanhas serão definidas e que será possível identificar oportunidades baseadas em cada cliente de forma única.
- Atendimento
O suporte oferecido pela sua equipe de atendimento deve ser um grande potencial da sua marca. Os clientes devem se sentir diferenciados devido à proximidade e qualidade do atendimento.
Para que isso seja possível é preciso que a equipe esteja bem treinada e por dentro da cultura da empresa.
A partir do banco de dados, a equipe de atendimento tem o poder de identificar oportunidades de venda e relacionamento e dessa forma, entrar em contato com consumidores oferecendo auxílio e benefícios de acordo com as suas necessidades.
- E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais bem vistas do marketing de relacionamento. Isso porque ela é altamente personalizável e direta. Com o e-mail marketing a marca tem o poder de:
- Divulgar campanhas e ofertas de forma próxima;
- Parabenizar clientes em datas especiais;
- Trabalhar o pós-venda;
- Oferecer promoções especiais;
- Realizar pesquisas;
- Informar lançamentos.
- Redes Sociais
Estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade básica para o relacionamento das empresas com seus clientes.
Identifique quais as redes sociais que seu público alvo utiliza e ofereça ofertas especiais, divulgação de produtos e serviços, atendimento e conteúdo qualificado.
- Programas de Fidelidade
Programas de fidelidade são vantagens oferecidas aos clientes para que consumam preferencialmente o seu produto ou serviço, em vez dos bens oferecidos pelos seus concorrentes.
Os benefícios podem ser vários, desde maior número de parcelas, a descontos em compras futuras, sorteios, entre outros.
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