Desenvolvido especialmente para as pequenas e médias empresas.
Lançado em janeiro deste ano, o WhatsApp Business já faz parte de estratégias bem sucedidas de algumas empresas. No Brasil, 87% das empresas que usam o whatsapp acreditam que ele ajuda na comunicação com o cliente.
O aplicativo foi desenvolvido especialmente para as pequenas e médias empresas por não terem um número elevado de atendimentos. No entanto está disponível apenas para o Android, sem previsão para o IOS.
Já havíamos falado sobre o quanto essa ferramenta era poderosa, que você pode conferir aqui, e, neste artigo, abordaremos as novidades desta nova ferramenta com um enorme potencial.
As novidades do Whatsapp Business
- Os perfis comerciais
Agora, seu perfil será totalmente comercial e as pessoas saberão que estão falando com uma empresa. Ele também irá oferecer informações úteis aos clientes como descrição da empresa, endereço físico, email e site.
- Etiquetas
É possível sinalizar todos os contatos que entram em contato com a sua empresa. Assim, você consegue categorizar e filtrar cada um de seus clientes para que eles sejam agrupados de acordo com o andamento do atendimento. Você que escolhe qual nome dar às etiquetas e quantas criar.
- Ferramentas de Mensagens
São respostas automáticas para economizar tempo no atendimento. Você pode configurar de acordo com a sua necessidade como respostas rápidas para dúvidas frequentes, mensagens de saudações que apresentam o cliente ao negócio ou mensagens de ausência.
- Estatísticas de Mensagens
É capaz de analisar métricas da conta, que ajudam na hora de monitorar a efetividade das ações de marketing e relacionamento com o consumidor. As estatísticas são compostas por: quantidade de mensagens enviadas, quantas foram entregues e quantas foram lidas. Assim, você pode ver o que está ou não funcionando com o seu cliente.
Como ter o Whatsapp Business na sua empresa
É muito simples para a sua empresa começar a usar o Whatsapp Business, tudo que você precisa é de um número de celular ou telefone fixo e um celular Android.
Primeiramente, você baixa o Whatsapp Business pela Play Store e cadastra o número de celular ou fixo da empresa. Lembrando que, se você já usa o Whatsapp normal para sua comunicação com o cliente, é possível migrar a conta.
Agora, é só fazer as configurações do seu perfil comercial e otimizar as configurações como ferramentas de mensagens e etiquetas. Depois, acompanhe as estatísticas de mensagens para ver se sua estratégia está boa ou se precisa de alguns ajustes.
Novos Recursos
Todas essas funcionalidades são gratuitas, mas o whatsapp anunciou que irá cobrar por recursos adicionais que serão oferecidos no futuro.
Recentemente, eles anunciaram o primeiro recurso pago da plataforma: a API, que vem do inglês Application Progamming Interface, proporcionando uma integração entre sistemas de maneira ágil e segura.
A API do Whatsapp Business vai permitir que negócios maiores respondam com mais eficiência seus clientes e é gratuito, desde que as respostas sejam enviadas em até 24 horas. Passado o tempo, as empresas que quiserem enviar novas mensagens precisarão pagar.
Confira mais sobre o assunto na matéria de capa da locaweb edição 82.
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