Com este artigo você vai entender de que forma o Google exibe seus valiosos resultados de busca e o que é necessário fazer para que seu site esteja bem posicionado na página de resultados, fazendo com que mais pessoas conheçam a sua marca e produtos.
Resultados orgânicos x resultados pagos
Antes de tudo é preciso entender como o mecanismo de busca funciona. Para isso é necessário que você compreenda a diferença entre resultados pagos e resultados orgânicos.
Quando um usuário acessa o Google e faz uma pesquisa, é exibida uma lista de sites que apresentam o conteúdo buscado. Alguns deles são exibidos de forma paga e outros são exibidos de forma orgânica, como você pode ver na imagem abaixo:
Os 3 primeiros resultados apresentados, se tratam de marcas que pagaram para aparecer na página de resultados.
Se você quer saber mais sobre resultados pagos, em nosso blog você encontra o artigo Mídia Paga E Suas Vantagens.
Os sites que aparecem abaixo dos resultados pagos são os resultados orgânicos. Websites que conquistaram essas posições de acordo com sua qualidade de conteúdo e relevância para o termo pesquisado. Para o site aparecer nesse nível, não é cobrado nenhum valor monetário além de apresentar maior credibilidade para o usuário.
Por que aparecer na primeira página do Google?
Aqui vão dois importantes resultados de pesquisas que explicam qual a importância de um site aparecer nos primeiros resultados orgânicos do Google:
- 70% dos cliques que acontecem no Google são de resultados orgânicos.
- 60% dos usuários clicam nas 3 primeiras posições dos resultados orgânicos.
Finalmente: O que é SEO
Agora sim, vamos entender o que é o SEO e como ele pode fazer com que seu site apareça no Google:
SEO é a abreviação do termo Search Engine Optimization, em português: otimização para motores de busca. O SEO é uma série de estratégias utilizadas para ranquear um site dentro de mecanismos de busca como o Yahoo, o Bing e, claro, o grandioso Google.
Mais um dado importante:
- Mais de 95% das buscas realizadas na internet, são feitas no Google.
Para exibir os melhores resultados em suas páginas, o Google utiliza um algoritmo de busca próprio, que é uma enorme sequência de regras aplicadas para classificar sites presentes na internet. Para indexar os sites em seus resultados e aplicar essa sequencia de regras é utilizado o Googlebot – o robô de rastreamento e indexação do Google.
A fórmula de como o Google funciona ainda não é totalmente conhecida, mas não faltam pesquisas que apontam alguns principais fatores que influenciam o rankeamento de um site dentro dos resultados de busca.
Aqui vão os 5 mais importantes pontos para que seu site seja exibido nas primeiras páginas do Google:
1 – Gere links internos e externos direcionando para o endereço do seu site.
2 – Insira palavras-chave de qualidade no conteúdo.
3 – Aumente a autoridade do domínio (quantidade e qualidade de links que levam o usuário até o seu site).
4 – Realize atualizações constantes.
5 – Gere uma boa experiência para o usuário (quanto maior o tempo que as pessoas passam navegando em suas páginas, melhor o será o seu rankeamento).
Nós da 5D Publicidade oferecemos serviço especializado de SEO para sites. Contamos com profissionais qualificados e excelentes ferramentas para melhorar o rankeamento da sua empresa no Google. Clique aqui para entrar em contato conosco e pedir um orçamento.