Busca orgânica do Google. O que é e como funciona.

Buscas Orgânicas no Google. O que é? Como Funciona - 5D Publicidade

O que é busca orgânica?

A busca orgânica nada mais é do que os resultados de páginas (de sites, blogs ou lojas virtuais) que são exibidas através dos motores de busca, como o Google, quando um usuário da internet busca por algo, como, por exemplo, TV smart 42 ou o que é SEO?.  Ou seja, você digita algo que está buscando seja para comprar ou simplesmente porque está interessado. Esta palavra digitada chama-se palavra chave ou termo de busca, que ao digitar o motor de busca procura em seu banco de dados as páginas que foram indexadas e onde consta este conteúdo pesquisado, exibindo em forma de links, seguindo uma sequência de classificação destas páginas dentro de critérios dos seus algoritmos. Algo muito importante na característica da busca orgânica é que ela não é o resultado de investimento em mídia paga. Falarei sobre isso mais para frente neste artigo.

                As próximas duas imagens demonstram de forma bem prática os resultados de busca no Google.

Resultados de busca orgânica - 5D Publicidade
Exemplo de exibição dos resultados orgânicos na busca do Google por um termo de pesquisa.

Como funciona a busca orgânica?

Antes que sua página apareça nos resultados de busca é preciso que você saiba que os fatores de rastreamento das páginas disponíveis na internet e sua indexação por um banco de dados do Google, por exemplo, se dá através do Sitemap. O Sitemap é um elemento que contribui diretamente na indexação das páginas de um site pelos buscadores, especialmente para que robôs entendam a sua estrutura, arquitetura e navegação das páginas e seções (Ledford, 2009). Assim, o robô do motor de busca entende o pedido da pesquisa com a indexação das páginas em seu banco de dados e leva em consideração a relevância da página, pois o mesmo conteúdo pode estar presente em várias páginas, desta forma gera resultados mais adequados ao usuário que pesquisou o termo (Ankalkoti, 2017).

Como funciona o sitemap - 5D Publicidade
O Sitemap contém a indexação das páginas e seus conteúdos de um determinado site e essas informações são lidas pelos robôs do Google adicionando-as ao seu banco de dados para serem exibidas quando houver uma pesquisa.

Como fico sabendo se o Sitemap está correto?

Para você verificar se está funcionando a comunicação do Sitemap do site ou loja virtual com o Google, por exemplo, você utiliza a ferramenta Google Search Console. Essa poderosa ferramenta do Google, simplesmente te mostra se as páginas estão sendo indexadas ou não e se estão aparecendo nos resultados de busca. Você vai notar na figura abaixo que o Sitemap foi enviado e está funcionando conforme aparece no item STATUS / PROCESSADO. Irei falar mais profundamente sobre o Search Console em outra oportunidade, aguarde!

Sitemap no google search console- 5D Publicidade
Funcionamento do Sitemap no Google Search Console.

Busca orgânica é paga?

Este é um ponto muito interessante e importante. Embora a busca orgânica não seja o resultado de investimento em mídia paga e sim, gerada espontaneamente pelo conteúdo gerado pelo site ou loja virtual em suas páginas, redes sociais ou outros sites, não podemos dizer que é gratuita. E porque não? Pelo simples fato que existem custos mínimos envolvidos, posso citar alguns exemplos como: valor do domínio que é pago anualmente, o valor da hospedagem de um site, ou o valor da manutenção da plataforma da loja virtual, ou valor de um colaborador da empresa que gerou e postou o conteúdo, por aí vai. Ou seja, a empresas possuem um custo mínimo para se conseguir resultados orgânicos ou até mesmo investimentos em consultoria de SEO (Falaremos um pouco sobre SEO no próximo item), onde o foco é aumentar cada vez mais os visitantes qualificados vindos das buscas orgânicas.

Diferença entre SEO e SEM

Primeiramente SEO (Search Engine Optimization) que significa Otimização para Mecanismos de Busca (Google, Bing, Yahoo etc). São estratégias do marketing digital voltadas para melhorar a posição de uma página ou páginas de um site ou loja virtual nos resultados de busca. Ou seja, é um esforço contínuo para se alcançar seja a primeira ou as primeiras páginas no Google, quando alguém faz a busca por uma determinada palavra chave. Esses resultados, embora exista um trabalho de marketing digital, não possuem investimento em mídia paga.

Agora, quando falamos em SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing para Mecanismos de Busca, trata-se de ações de veiculação de anúncios pagos nos motores de busca. Por exemplo, no Google podemos fazer anúncios de pesquisa, os famosos links patrocinados onde, através do clique dado no anúncio atraímos compradores em potencial. Assim, ao digitar o termo de busca “tv smart 42”, irão aparecer como os primeiros resultados anúncios de empresas que definiram essa palavra para seus anúncios serem exibidos.

                Tanto SEO como SEM são estratégias muito importantes no marketing digital para as marcas que estão presentes na internet, e sugiro fortemente a utilização destas duas estratégias dentro do escopo do plano de marketing da marca. Na imagem abaixo você pode conferir algumas diferenças notórias entre SEO e SEM.

SEO vs SEM - 5D Publicidade
As diferenças entre SEO e SEM

Alguns fatores que ajudam ou atrapalham nos resultados orgânicos

O que atrapalha nos resultados:

  1. Abertura das páginas com carregamento lento;
  2. Conteúdo de baixa qualidade;
  3. Falta de on page SEO nas fotos (nome, compactação etc);
  4. Falta de on page SEO nos conteúdos (etiquetas de títulos, alternativas etc);
  5. Não estar atento a atualizações dos algoritmos do Google;
  6. Não ter uma adaptação mobile adequada;
  7. Página de produtos com pouca descrição;
  8. Poucos links apontando para o site ou loja virtual;
  9. Site com pouco conteúdo;
  10. E muito mais.

O que ajuda melhorar os resultados:

  1. Ter uma estratégia que faça inserção de conteúdo frequentemente;
  2. Conteúdo de qualidade e interessante para o público;
  3. Estudo de termos de busca para gerar os conteúdos relacionados ao seu negócio;
  4. Realizar on page SEO com regularidade;
  5. Realizar manutenção técnica constantemente no site ou loja virtual;
  6. Procurar atender ao máximo os critérios de classificação de resultados dos algoritmos dos motores de busca (principalmente o Google);
  7. Ter regularidade de postagens nas redes sociais;
  8. Manter o Google Meu Negócio atualizado;
  9. Utilizar ferramentas de SEO como apoio às estratégias;
  10. E se possível, ter uma consultoria de SEO;

Como melhorar os resultados de busca orgânica?

Como citei acima, existem várias maneiras de melhorar os resultados nas buscas, com um investimento relativamente baixo você pode começar a gerar conteúdos relevantes que com certeza trarão tráfego. Além disso, você pode investir em ferramentas de SEO que monitoram a saúde, aspectos relacionados a erros e, além disso, monitoram se as páginas de seu site ou loja virtual estão atendendo os critérios dos algoritmos do Google. Com uma ferramenta é possível ter ideias de conteúdo através de palavras chaves e acompanhar a evolução do ranking. Aqui na 5D utilizamos a ferramenta Seolift, ela é bem completa e com um preço bacana em relação a tudo que oferece, vale a pena dar uma olhada.

                Enfim, esses resultados podem ser melhorados em parte por você, em parte por sua equipe de TI ou até contratando uma agência de SEO para planejar e fazer todo o serviço. E lembrando que, ao falar em orgânico estamos falando que os resultados aparecem no mínimo á médio prazo e não de imediato. Caso deseje um resultado mais rápido o caminho é trabalhar com SEM. Fique atento a isso!

Por fim, vale a pena investir nisso? Dá resultado busca orgânica?

A essa altura você pode estar se perguntando se a busca orgânica gera apenas visitas e não vendas. Gosto de afirmar que uma estratégia bem feita de SEO vai não só atrair mais visitas como também gerar mais vendas para sua marca. Como podemos ver neste artigo, embora o trabalho de gerar e aumentar o tráfego orgânico leve mais tempo e o investimento que pode ser relativamente menor, os frutos deste trabalho são duradouros e se bem feito, terão sempre uma tendência ao crescimento, ou seja, é uma construção de presença e cliques que sua marca vai conquistar. Não espere resultados em vendas tão rápidos quanto os anúncios pagos, o efeito do orgânico é muito mais duradouro para marca. E lembre-se de algo importante, quanto mais pessoas você conseguir atrair pelas buscas orgânicas o custo por visita vai reduzir e você conseguirá um público mais qualificado, ou seja, mais interessado em seus conteúdos, produtos e serviços, aumentando suas chances de venda.

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Artigo escrito por:
Alexandre Rais
Especialista e MBA em Marketing